segunda-feira, março 28, 2005

Tese & Antítese

Com este post, o Alma Mater dá lugar ao Tese & Antítese. Por várias razões:

1. Tese & Antítese como homenagem a Hegel e à sua perspectiva holística da História. Porque o Espírito Humano pode ou não ter sido causado mas há-de ter uma finalidade. Atrás de um porquê esconde-se sempre outro porquê e a última pergunta será sempre um desafio a Deus.

2. Tese & Antítese porque todos os argumentos são válidos para procurar a essência última das coisas. Cada argumento é uma tese e cada contra-argumento é uma antítese. De direita ou de esquerda, culturais ou económicos, sérios ou ligeiros, todos os argumentos são contributos para explicar o inexplicado.

3. Tese & Antítese porque a causa das coisas é sempre complexa e multifacetada. Não há nunca uma explicação para os fenómenos: há várias e quase sempre contraditórias. Conhecer uma ou duas das causas das coisas é bom, conhecer várias é ambicioso, conhecer todas é desafiar a Providência.

4. Tese & Antítese porque o que resulta de um confronto de ideias é sempre mais valioso do que as ideias que geraram o confronto. É isso uma síntese. A progressão do Espírito Humano faz-se por avanços e avanços, nunca por avanços e recuos.

5. Tese & Antítese porque há quase sempre mais valor em defender o que é difícil do que em atacar o que é fácil. O valor de uma antítese é proporcional ao valor da tese que a suscita. E ambas são menos do que a síntese que delas resulta.

Sem comentários: