sexta-feira, maio 13, 2005

Passe curto

Para provar que as boas crónicas não se medem aos palmos, três exemplos do que escreve Ferreira Fernandes no Record todos os dias.

Depois de uma vida de aventura, Buffalo Bill montou um circo. Ele que cavalgou 'mustangs' do Pony Express, conduziu diligências no Oeste, lutou contra índios, ele, que fez coisas boas e más, mas autênticas, armado em fiteiro! No circo, até a Rainha Victoria o aplaudiu, mas que decadência!
Bufallo Bill tinha uma desculpa: a vida de aventura não lhe dera dinheiro. Mas custa ver heróis acabar assim. É por isso que eu suspiro de alívio ao saber que o Urawa Reds Diamonds, um circo japonês, que passa por ser clube de futebol, não pensa contratar Figo.”
Sexta-Feira, 13 de Maio

“Talvez um duelo, no próximo sábado. O encontro de dois jogadores fundamentais. O retomar dos embates épicos do futebol: Vicente contra Pelé, Eusébio contra Bobby Moore, Cruyff contra Passarella... E, porque se trata de um Benfica-Sporting, lembro Humberto Coelho contra Jordão!
Na Luz, o duelo vai repetir-se. Um, lutando vigorosamente para que as avançadas do Benfica surtam efeito. O outro, colocando todo o seu talento para que a defesa do Sporting seja muro inviolado. Nem durmo, esperando o duelo de sábado: Hugo, pelo Benfica, Karadas, pelo Sporting!”
Quarta-Feira, 11 de Maio

“Então, Deus pensou fazer Liedson. No primeiro dia, caprichou: fez-lhe um pé direito celestial. No segundo dia, já não foi tão perfeito mas ainda fez um maravilhoso pé esquerdo, quem dera muitos dextros tê-lo assim. O terceiro dia Deus dedicou-o às duas pernas, fê-las para arranques irresistíveis.
No quarto dia, Deus atirou-se à bacia, permitindo-lhe rotações quase impossíveis. Subindo sempre, no quinto dia, Deus ocupou-se dos pulmões, pujantes. Antes de chegar à cabeça, o sexto dia foi todo para um dedicado coração. Ao sétimo dia, Deus descansou.”
Terca-Feira, 10 de Maio de 2005

“Lembro-me da velha frase: "uuu bdc UUU!". No dias de hoje é uma frase que se entende mal. E não se entende mal só porque tem de ser decifrada e lida com a pronúncia da minha terra (angolana): "Os piqueno bedece os gránde!"
Quer dizer, "os pequenos obedecem aos grandes!". Isto entende-se mal sobretudo por outra razão: é porque é uma frase muito, muito antiga.
Do tempo em que o Benfica não perdia tão naturalmente com o Penafiel nem o Porto empatava tão naturalmente com o Moreirense. Hoje, uma frase moderna seria assim: "UUU?!!!" Sim, o que é isso?”
Segunda-Feira, 9 de Maio

Sem comentários: