domingo, abril 16, 2006

Os media segundo Ramonet

Mais vale tarde que nunca.

Vi o debate do Clube de Jornalistas na passada quarta-feira, dia 12, e o que mais destaco são as citações de Ignácio Ramonet numa conferência realizada em Lisboa. Destaco esta porque me parece muito pertinente, mas recomendo a leitura integral das citações, em boa hora compiladas pelo Comunicar a Direito, aqui, aqui, aqui e aqui.

No decurso dos últimos quinze anos temos vindo a assistir à chegada de gigantes empresariais à comunicação social, juntando-se a isto, com todas as consequências, a globalização.
E o que é a globalização? É essencialmente uma fase da história económica onde as empresas tendem a tornar-se mais importantes do que os Estados.
Enquanto as empresas estão por todo planeta, os Estados estão limitados ao seu território.
A globalização é o privado contra o público. É o mercado contra o Estado. É a empresa privada contra o serviço público e é esse o papel principal das empresas no domínio económico.
Essas empresas, hoje, são sobretudo empresas dos grandes grupos mediáticos.
No seio desses gigantes grupos mediáticos, a parte da comunicação social é reduzida.
Se tomarmos como exemplo o grupo Murdoch, o aspecto realmente jornalístico, de informação, é extremamente reduzido naquele grupo, em comparação com a produção de filmes, de televisão, música, séries de televisão, livros, grandes séries, etc.…
”.
Ignacio Ramonet
.....
P.S. Se alguém souber como ter acesso ao conteúdo integral da conferência, sou todo ouvidos...

Sem comentários: