domingo, novembro 20, 2005

Abram esta caixa de Pandora!

Cliente habitual de rádio na internet, descobri há dias este site. Chama-se Pandora, é filho de um projecto também muito interessante chamado Music Genome Project e tem associado um blogue.

Basicamente o que faz é pedir ao visitante que identifique um artista ou uma música da sua preferência e depois passa a transmitir outras músicas com os mesmos "genes". Se o ouvinte gosta, sinaliza o facto; se não gosta, diz isso; e a "emissão" vai sendo moldada ao sabor dessas indicações, que ficam todas registadas num historial de preferências. Para isso pede apenas um pequeno registo com e-mail.
A cada momento podemos imediatamente linkar para a Amazon para comprar o album ou para o iTunes para comprar a canção. Sempre que descobrimos um artista de que gostámos e não conhecíamos podemos criar uma rádio a partir dele ou adicioná-lo à nossa lista de preferências, a qual pode ser imprimida e contém links para compra e também para mais informações sobre o artista no allmusic.com.

É possível definir várias "rádios" diferentes cada uma com o seu estilo. Eu já defini 5 diferentes. A título de exemplo eis a "minha" Boozoo Bajou Radio (claro que não faz sentido ouvir esta - embora boa - mas cada um "construir" a sua).

Em termos de interactividade musical na internet isto foi o melhor que já vi até hoje e merece todos os elogios.

Sem comentários: