quarta-feira, novembro 09, 2005

Egoísmo vs. Altruísmo

O Estado do Sítio refere-se a umas "explicações" de Soares sobre a dicotomia esquerda-direita, que ele expressa numa oposição altruísmo-egoísmo.

A ideia é interessante e liga-se com uma uma polémica recente a propóstito da diferença entre "consumidor e "cidadão". A polémica começou no Bicho Carpinteiro, continuou no Blasfémias e - abundantemente - na respectiva caixa de comentários.

Qual a ligação que faço entre as duas coisas? Está expressa no meu comentário nessa ocasião: "a diferença entre cidadão e consumidor é que o cidadão é capaz de comportamentos altruístas e o consumidor só consegue comportamentos egoístas. É por isso que a democracia MELHORA o funcionamento da sociedade (a História demonstra-o). E é por isso que o mercado faz a sociedade PROGREDIR (a História também o demonstra). Somos ambas as coisas - cidadãos e consumidores - e ainda bem!"
Mas - acrescento agora - não devemos esquecer a diferença entre o nosso lado mais nobre e o nosso lado mais miserável. Aquele que nos eleva (sem religiões...) e aquele que nos subjuga.

A esquerda é ideologicamente altruísta e a direita é ideologicamente egoísta. Isso constitui simultaneamente a força e a fraqueza de cada uma delas.

O velho tem razão!

Sem comentários: