terça-feira, janeiro 03, 2006

De volta à Wikipedia

Na entrada da Wikipedia relativa a Chumbita Nunes, presidente do Vitória de Setúbal, já não consta aquele articulado eventualmente certo mas claramente parcial e figadal a que aludi anteriormente.

Reflecti sobre o assunto e conclui que um meio aberto como é a Wikipedia está à mercê de utilizações abusivas ou intelectualmente terroristas tanto quanto à mercê do uso correcto e intelectualmente sério. Esse é aliás o melhor mecanismo de defesa dos meios abertos como a Wikipedia: é que se qualquer pessoa pode deturpar o seu conteúdo também qualquer pessoa o pode corrigir e melhorar. E, optimista, acredito que, com a crescente utilização e domínio das ferramentas da sociedade de informação, as pessoas interessadas em melhorar a Wikipedia serão mais do que as que a querem deteriorar. Vai daí, meti mãos à obra. O que agora diz sobre Chumbita Nunes na Wikipedia é isto:

"Rui João Soeiro Chumbita Nunes

Presidente da direcção do Vitória Futebol Clube [1], normalmente conhecido como "Vitória de Setúbal", clube da cidade de Setúbal fundado em 1910, Chumbita Nunes é igualmente presidente do conselho de administração da S.A.D. (Sociedade Anónima Desportiva) na qual se enquadram as equipas de futebol profissional. Sob a gestão de Chumbita Nunes, o Vitória de Setúbal sofreu graves problemas financeiros no final de 2005, com salários em atraso aos jogadores, o que provocou a demissão do treinador Luis Norton de Matos, assim como a ameaça de greve por parte dos jogadores e várias rescisões de contrato."

Não está perfeito e muito menos completo. Por isso, quem tiver algo a acrescentar ou corrigir, faça favor. Afinal é para isso mesmo que serve a Wikipedia.

Sem comentários: