terça-feira, janeiro 31, 2006

A TV do povo

Via Bichos Carpinteiros descobri (não, não conhecia) a Current TV, dirigida por Al Gore e introduzida, neste vídeo, por Sean Penn. Um pouco como a TV Alentejo aqui abaixo, mas mais antiga e mais sofisticada, a Current TV pretende ser um "canal" de viewer created content. Vê-la como alternativa às TV tradicionais é provavelmente exagerado. Mas negar-lhe a condição de semente de algo novo é analiticamente imprudente. Em comunicação, todas as mudanças são alimentadas pela tecnologia. E esta tecnologia veio para ficar (já alguém reparou como o preço da memória se reduziu em poucos anos?).

SoundByte

Mais uma seta de Pedro Mexia:

"Inveja
Uma pessoa que tenha inveja de mim não é mal-formada. Está é mal-informada.
"

A blogosfera a olhar para si própria

A chegada de VPV à blogosfera é um acontecimento importante. Para o assinalar convenientemente, o Achtung Baby seguiu o método do Quod Erat Demonstrandum de JPP e fez uma detalhada cronologia do evento. A não perder!

Alentejo, Século XXI

O Diário Digital noticia que o site tvalentejo tem cerca de sete mil visitas diárias, 15 por cento das quais provenientes do estrangeiro. Com notícias simples, testemunhos audio e algumas reportagens video, o site é um bom exemplo de como se podem utilizar as novas tecnologias de informação ao serviço de uma região empobrecida e que não dispõe de muitos meios, e demonstra, na prática, como essas tecnologias podem pôr em causa os conceitos tradicionais de Rádio e Televisão. Uma visita interessante para alentejanos e não só.

segunda-feira, janeiro 30, 2006

VPV já bloga

Pois é! Vasco Pulido Valente também já chegou à blogosfera, no Espectro. Penso que alguma coisa será como dantes. Mas não tenho a certeza...

Belo

NimbyPolis: um belo blogue. Merece uma visita.
(dica PuxaPalavra)

«É preciso ter cabeça»

O estado actual do futebol português segundo o adepto comum: Neste vídeo.
(fonte: Bola na Rede)

Adriaanse Best Friend

Este blogue (dica Bancada Directa) chama-se “Adriaanse Best Friend” e é uma hilariante paródia ao treinador do F.C.Porto, obviamente feito por adeptos do F.C.Porto. Começa assim: “MacGyver and Michael Knight are Adriaanse's best friends. Together they will enlight and help the best Manager of the world into the road of success, always in english so he can understand.”

O post introdutório diz o seguinte:
"Welcome to home of Adriaanse Best Friend. I am Michael Knight. This is an introductory post to the full purpose of this blog. Myself and MacGyver are Co Adriaanse's best friends. That's a fact. We are going to help him make our favourite team - FCPorto - the best team in the world. He really doesn't need our help, but we are so kind in our hearts that we feel we have to give all the insight we can to make his job easier.
Anyway, i hope you enjoy this Co, since it's for you.

For the general readers here i leave you with a small FAQ about this site:

Q.: Does Co Adriaanse really need help?
A.: No he doesn't. We are just being kind.

Q.: Did Co Adriaanse really invent Football?
A.: Yes he did. When he was 20 years old he invented a Time Machine that ported him back in time to invent football.

Q.: Are MacGyver and Michael Knight really fans of FC Porto?
A.: Yes they are. Whenever MacGyver isn't saving the world with a piece of wire, a can of baked beans and chewing gum he can be seen rooting for Porto at the Dragon Stadium. Michael Knight usually watches the games from a mini screen on Kitt.

Enjoy the blog."

O resto do blogue segue no mesmo tom e pode ser acompnhado em http://adriaansebestfriend.blogspot.com/

Nota: verifiquem também para onde redireccionam os links.

Também tu, Google!

Depois de ter desenvolvido uma irritação especial pelas pessoas que chamam ao treinador do F.C.Porto "Co Adriaansen", como se, em português, um nome holandês tivesse obrigatoriamente que terminar em "en" (sem que se perceba minimamente porquê), agora foi o Google a fazer-me a desfeita. Quando pesquisei "Co Adriaanse", a máquina, com todo o desplante, respondeu: "Será que quis dizer Co Adriaansen?" O que vale é que, seguindo esse link, encontramos o mesmo erro em sites finlandeses, romenos, belgas, brasileiros, espanhóis e... holandeses.

domingo, janeiro 29, 2006

Isto é... censura.

Via bombyx mori, eis como funciona a censura:

Aqui, a pesquisa "Tianamen" no Google Images em inglês.
Aqui, a mesma pesquisa no Goolge em chinês.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

IMPRESSIONANTE!

Já sei que estamos em Portugal e isto é a justiça portuguesa, mas felizmente ainda consigo achar IMPRESSIONANTE que um julgamento tenha que ser repetido por causa da deficiente gravação das suas sessões!

Alguém falou em aquecimento global?

"Onda de frio assola a Europa"

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Mas... está tudo louco!?

"Itália legaliza armas de fogo em legítima defesa"

Será a isto que se referem quando falam de Estados Unidos da Europa?
Será este continente tão esquizofrénico que não seja capaz de aprender com dois choques militares e uma terapia colectiva?

terça-feira, janeiro 24, 2006

Segredos anónimos

.
O blogue PostSecret expõe os segredos anónimos de quem os quiser enviar. O que - obviamente - levanta muitas perguntas de vários tipos, para muito menos respostas óbvias. Segundo um artigo da Newsweek, o blogue recebe mais de 400 participações por dia. Eis aqui ao lado o post mais recente quando o visitei.

Arrepiante, não?





(sim, sim, é mais uma dica Bloggers Blog!)

Bufo

O Bloggers Blog não pára!
Agora a notícia é que Kevin Dugan, do blogue Strategic Public Relations, e Richard Laermer, CEO da RLM Public Relations, iniciaram um blogue chamado Bad Pitch Blog, que tem por missão denunciar os maus exercícios da profissão.
Começa assim:
"Welcome to the Bad Pitch blog. We're tired of the public relations industry taking the blame for a minority of its members that pollute communication channels with bad pitches, poorly written news releases and useless phone calls asking "did you get the release?" So we're outing the guilty parties in full view of the highly-networked blogosphere. It's our hope that the Bad Pitch blog will entertain the true victims of this practice, the PR industry, and it will help the guilty parties improve. Hopefully the blog will someday become obsolete."
Um "bom" bufo!

Tu és Portugal!

.
Mais uma dica do Bloggers Blog:

Esta campanha - Du Bist Deutschland (Tu és Alemanha) - destinada a estimular a autoconfiança dos alemães tropeçou no facto de um slogan semelhante ter sido usado nos anos 30 pela propaganda nazi. Os fantasmas ainda não morreram.

Taxi Driver

Deliciosa, esta história noticiada pela Associated Press (dica Bloggers Blog) de uma nova-iorquina -Melissa Plaut - que tem online um blogue chamado New York Hack no qual conta as suas aventuras e desventuras de motorista de taxi na Big Apple. Não é tão violento como Taxi Driver, mas é igualmente interessante. Ficamos a saber, entre muitas outras coisas, que mostrar-lhe o dedo médio parece ser o passatempo preferido dos nova-iorquinos; que um cliente uma vez lhe pagou $140 por uma "corrida" de $4.10; que, depois das notícias, um par de jovens insistiu para que ela os referisse no blogue; e que, entre outras coisas, os taxistas estacionados no aeroporto são avisados para "não jogarem, não preparem comida e não fazerem reparações no local".

Provedor do Público em blogue

Dica do Atrium: o Provedor do Público já está online no formato blogue.

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Meio-cheio ou meio-vazio

A maravilhosa democraticidade da blogosfera (bem visto, no Vento Sueste!):

- "Uma democracia em que a extrema esquerda consegue mais de 14% dos votos tem um sério problema", no Insurgente;
- "Um país à beira do colapso social onde uma esquerda socialista e comunista só consegue somada 15% dos votos tem de pensar onde falhou a mensagem", no Troll Urbano.

No fundo

Eu sabia que havia uma razão para esta depressão.
(via Blasfémias)

O eterno problema dos meios...

P2P legal em França

Notícia Obercom: a transferência de ficheiros peer-to-peer vai passar a ser legal em França. É o primeiro passo para considerar como cópias privadas as partilhas de ficheiros de audio e video na internet.

Breve análise eleitoral

1. Isto não foi um "passeio na Avenida". Com 0,6% dos votos (60 mil em mais de 9 milhões) acima dos 50 por cento, Cavaco esteve à beira de não ser eleito à primeira. Bastava que à direita tivesse havido outro candidato ou à esquerda não tivesse havido 5 (!!!) para que a história hoje pudesse ser outra. Mas isso em nada belisca a sua legitimidade, que não precisa de mais do que um acima da metade para ser completa;

2. O que se passará na cabeça de Cavaco Silva neste momento? Este é um homem que sonhou durante mais de dez anos com este momento e que pacientemente aguardou uma segunda oportunidade. O que vai ele agora fazer com um troféu tão longamente ansiado? Será que lhe chega "zelar pelo regular funcionamento das instituições"? Será que isso "paga" dez anos de espera e tantos obstáculos pelo caminho? Uma vez eleito, Cavaco é o presidente de todos os portugueses e merece todo o crédito. Mas suspeito que os fantasmas não morreram com esta eleição.

3. Sócrates e Soares são os grandes, os enormes, perdedores destas eleições. Com a diferença de votos registada, os dois podem ser acusados de terem oferecido à direita, de bandeja, o seu primeiro presidente em 31 anos de democracia. O que os eleitores disseram foi que um candidato como Manuel Alegre (ou o próprio Alegre), apoiado "a sério" pelo PS, podia ter ganho esta eleição. E nem sequer colhe a teoria recambolesca de Sócrates querer, no fundo, este resultado. Isso só teria sentido se Sócrates não conseguisse ver para além de 2 ou 3 anos. Cavaco vai ficar na presidência 10 anos e, mesmo que seja um bom parceiro para Sócrates nos tempos mais próximos (o que em si mesmo é duvidoso), será uma força contrária a todos os desígnios que Sócrates possa ter para além disso. A eleição de Cavaco é que marca a abertura de um novo ciclo político: o ciclo político no qual, em Portugal, "reina" um presidente de direita.

4. É verdade que Alegre roubou muitos votos no eleitorado sociológico de Louçã e do BE. Mas não deixa de ser surpreendente que Louçã tenha tido um resultado pior do que o do BE nas legislativas. Apesar de Louçã. O inverso pode ser dito do PCP. É surpreendente que o partido volte a não perder votos numa eleição. Graças a Jerónimo. Ambos os partidos jogaram com os líderes, com resultados diferentes. Mas nem o fenómeno Alegre vai durar muito (uma pergunta no entanto: quanto do eleitorado do BE é anti-sistema, mas de centro?), nem Jerónimo (ou o seu carisma) vai durar para sempre. Por isso, mais cedo ou tarde, se nada mudar, o BE vai continuar a ganhar espaço político ao PCP.

5. As eleições presidenciais são pouco mais do que ideológicas. No essencial, o que deve estar em causa são ideias, grandes ideiais. Desde o rumo para o país até às doutrinas políticas, passando pelo funcionamento ds instituições. Por isso teria sido de todo o interesse que à direita como à esquerda uma clarificação de posições ideológicas. Não sabemos hoje quanto vale o PP ideologicamente. À esquerda pelo contrário há pelo menos quatro espaços ideológicos repartidos por cinco candidatos. Não custa admitir que o PS valha hoje 35 por cento (a soma de Soares e Alegre), mais um quinhão do centro flutuante que desta vez caiu na sua grande parte para o lado de Cavaco.

6. A tentação maior de Cavaco não será confrontar ou desafiar o Governo. A sua tentação maior será influenciar o rumo do PSD. Já várias pessoas alertaram para o facto mesmo antes de ter existido qualquer indício, fazendo fumo antes que verdadeiramente haja fogo. O sorriso amarelo de Marques Mendes, que, inteligente, já fez a leitura política deste resultado (a cuja estratégia, de resto, nada podia opor) também o denuncia. A clarificação de posições era o melhor que lhe podia acontecer (directas, já), embora me pareça que agora Marques Mendes já perderia o partido para um Cavaquista (quantas figuras cavaquistas "renasceram" ontem no Centro Cultural de Belém? Um exemplo? Leonor Beleza...). E quanto mais tempo passar mais o perderá, por influencia presidencial. O cenário no PSD será decerto um dos mais interessantes para acompanhar nos próximos tempos.

7. O que vai fazer Alegre com os inesperados mais de um milhão de votos que lhe cairam no regaço? Eis a grande incógnita destas eleições. Provavelmente nada, é a resposta. Porque, a ser verdade que a maior parte dos votos de Alegre são de eleitores decontentes com o sistema de partidos - e acredito que sim - a questão que se põe é: como se representa esse eleitorado anti-partidos sem ser através de um novo partido (que por pura lógica estaria liquidado à nascença)? Pode essa representação renascer e materializar-se a cada nova eleição com formas diferentes? Pode, mas não terá em cada uma mais votos que na anterior como teria se beneficiasse do efeito de fidelização da filiação partidária. A representação que Alegre conseguiu deste eleitorado anti-sistema esgotou-se no momento de divulgação dos resutados. Na próxima eleição esse eleitorado assumirá novas formas e uma parte dele voltará ao BE e outra ao flutuante centrão. Quanto a Alegre, o máximo que pode é capitalizar o seu resultado na constituição de uma "tendência" dentro do partido socialista, que, suspeito, não o vai receber de braços abertos. Sócrates faz bem em estender um ramo de oliveira, mas creio que será preciso mais do que isso para conter o interior do PS. Que, de resto, também vai ser interessante de observar nos próximos tempos.

Bom dia!

Bom dia?

O Sporting empatou em casa e o Cavaco ganhou as eleições.

Não sei o que é que o dia tem de bom!

sábado, janeiro 21, 2006

Reflectindo...

"Contudo, o que joga nesta eleições não é a vontade de mudança contra a passividade do imobilismo. Toda a gente quer hoje declaradamente a mudança. Mas uma mudança mágica, que salve o país sem a dor do sacrifício.
(...) A extraordinária maioria de que Cavaco goza nas sondagens exprime um fenómeno messiânico de tipo religioso(...): ele surgiu como um santo milagreiro. O povo segue-o com o mesmo espírito com que organiza cortejos e rezas colectivas para que chova, em período de seca.
E não está ele associado à chuva de dinheiro que caiu durante os seus mandatos de primeiro-ministro, sobre Portugal? A confusão abriu as portas à irracionalidade da fé, e atribuiram-se a Cavaco poderes salvíficos que não possui.O messianismo que vai decidir o resultado final, rebateu-se sobre a estratégia de silência do candidato e produziu uma forma inédita de populismo (...).
Estas eleições transformaram-se em legislativas mascaradas sem as clivagens políticas habituais. Joga-se nelas a mudança (daí o seu carácter legislativo), mas sem instabilidade, sem sacrifícios, sem mudança (o que o Presidente é suporto conseguir)."
José Gil, na Visão (sem link)
Sublinhados meus.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Blogadíssimo

Notável este exemplo, citado pelo Blogouve-se: um português presentemente a dar aulas de inglês na China mantém activo e vivo um blogue que não consegue ler devido às restrições de acesso ao servidor blogger impostas no país.

O melhor do "jornalismo" desportivo...

Mais uma pérola do "jornalismo" desportivo (via Críticos da Bola):


Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2006


Sexta-Feira, 13 de Janeiro de 2006

domingo, janeiro 15, 2006

Há muito tempo que não ouvia esta expressão...

"... pela nossa querida pátria."
Cavaco Silva, em Guimarães, ouvido na TSF.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Xerxes de volta à jukebox

Xerxes está volta à jukebox deste blogue a propósito do lançamento do seu primeiro trabalho discográfico. Já aqui tínhamos feito referência a este "som" quando ele ainda era um ilustre desconhecido (que ainda é...), mas agora já tem um site próprio, editou na Hellven, e, o mais curioso e sugnificativo de tudo, permite o download integral do disco, assim como da maior parte da sua criação anterior aqui.

Uma lição para muitos artistas e sobretudo um grande ponto de interrogação sobre o sentido da arte, mesmo que seja popular.

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Petição para que se fale português na ONU

Embora com algum atraso, aqui vai a dica, via A Informação: está a decorrer uma petição online para que o Português passe a ser uma das línguas oficiais da ONU, juntamente com o Árabe, o Chinês, o Espanhol, o Francês, o Inglês e o Russo. Eu já assinei.

Design viável



Também no DN (secção de economia, sem link) está esta referência à casa de design Viable, de Londres. Pelo arrojo conceptual, algumas peças merecem uma olhadela. Download de imagens e informação aqui e catálogo aqui.

O regresso dos bigodes



Depois dos narizes de palhaço nas últimas legislativas, agora são os bigodes à antiga portuguesa que vêm animar as presidenciais. A notícia está no DN e remete (sem link), para o blogue Presidente Honesto, cujo simbolo é este:

A Comissão Nacional de Eleições diz que vai agir. Um assunto interessante que deve ser acompanhado.

domingo, janeiro 08, 2006

DNa e Grande Reportagem: o fim.

A Grande Reportagem o o DNa publicaram no sábado e na sexta, respectivamente, os seus números de despedida.

A Grande Reportagem publica algumas das suas melhores capas e melhores reportagens aos longo dos anos em que teve periodicidade semanal integrada no DN.

O DNa vem com duas capas - o bebé que ilustrou o primeiro número e o míudo de nove anos que hoje é - e organiza por temas as melhores, mais profundas, mais desafiantes declarações dos grandes, enormes entrevistados que passaram pelas suas páginas.

Já sabia que a Grande Reportagem e o DNa iam acabar. Mas só ao folhear estas últimas edições me dei conta, temporariamente a salvo do afã da internet, que estas duas presenças estiveram comigo, em permanência, ao longo dos últimos anos. Nessa permanência foram coisas sólidas e duráveis, para além da espuma da actualidade. Em parte, eu sou parte delas e elas são parte de mim. Perdê-las é como perder alguém muito próximo, de quem só sentimos a falta quando falta.

O meu tributo à Grande Reportagem, ao DNa e a todos os que trabalharam em ambas. Fizeram coisas dignas de respeito.

sábado, janeiro 07, 2006

Às armas, às armas!

Faço minhas as palavras do Francisco: gostava de saber quem cedeu a uma empresa chamada PT os direitos para esta utilização do Hino Nacional:



A mim ninguém me perguntou nada...

Mas, vai daí, a mesma questão pode ser lavantada em relação a este tratamento de photoshop que tem servido a imagem de uma candidatura presidencial:


Ou será que o facto uma utilização ser comercial e a outra ser política faz alguma diferença? Boa pergunta!

P.S. (post scriptum): Lembram-se do João Grosso a "cantar" o hino nacional? O país entretanto mudou um pouco, não?

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Lição de táctica política

Foi Cavaco que puxou a questão dos financiamentos apartidários da sua campanha, uma "qualidade" que os apoiantes de Soares, com Jorge Coelho à cabeça, trataram de converter num "espinho" para a campanha do professor. Moral da história: com a vantagem que tem nas sondagens, alguém devia aconselhar Cavaco a não fazer nada, mas nada, para além de defender-se dos ataques. Todo o ataque de Cavaco é meio-caminho para um contra-ataque.

O que é que isto diz sobre a qualidade do nosso telelixo?

Segundo dados da Marktest, nove dos dez (!!!) programas de televisão mais vistos em 2005 foram jogos de futebol.


(dica Megafone)


terça-feira, janeiro 03, 2006

Isto é... futebol!

Diferenças...

Acho tão ridiculamente xé-xé Soares acusar os media de "combinarem" apoiar Cavaco (e, ainda mais, pedir um "inquério de rua" para o comprovar!!!) como acho eticamente desonesto e rasteiro Cavaco reclamar que no orçamento de campanha não há dinheiro dos partidos (como se os respectivos apoiantes fossem apolíticos ou gostassem de oferecer almoços...). Entre o xé-xé e o desonesto, prefiro o xé-xé.

De volta à Wikipedia

Na entrada da Wikipedia relativa a Chumbita Nunes, presidente do Vitória de Setúbal, já não consta aquele articulado eventualmente certo mas claramente parcial e figadal a que aludi anteriormente.

Reflecti sobre o assunto e conclui que um meio aberto como é a Wikipedia está à mercê de utilizações abusivas ou intelectualmente terroristas tanto quanto à mercê do uso correcto e intelectualmente sério. Esse é aliás o melhor mecanismo de defesa dos meios abertos como a Wikipedia: é que se qualquer pessoa pode deturpar o seu conteúdo também qualquer pessoa o pode corrigir e melhorar. E, optimista, acredito que, com a crescente utilização e domínio das ferramentas da sociedade de informação, as pessoas interessadas em melhorar a Wikipedia serão mais do que as que a querem deteriorar. Vai daí, meti mãos à obra. O que agora diz sobre Chumbita Nunes na Wikipedia é isto:

"Rui João Soeiro Chumbita Nunes

Presidente da direcção do Vitória Futebol Clube [1], normalmente conhecido como "Vitória de Setúbal", clube da cidade de Setúbal fundado em 1910, Chumbita Nunes é igualmente presidente do conselho de administração da S.A.D. (Sociedade Anónima Desportiva) na qual se enquadram as equipas de futebol profissional. Sob a gestão de Chumbita Nunes, o Vitória de Setúbal sofreu graves problemas financeiros no final de 2005, com salários em atraso aos jogadores, o que provocou a demissão do treinador Luis Norton de Matos, assim como a ameaça de greve por parte dos jogadores e várias rescisões de contrato."

Não está perfeito e muito menos completo. Por isso, quem tiver algo a acrescentar ou corrigir, faça favor. Afinal é para isso mesmo que serve a Wikipedia.

Uma homenagem









Lembro-me de ter lido muitas vezes o jornalismo de Cáceres Monteiro antes ainda de ter noção de que queria ser jornalista. Isso certamente quer dizer alguma coisa. O meu tributo a um jornalista a sério.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Anedotas de loiras

Não costumo fazer ligações para anedotas, mas esta merece: é a melhor anedota de loiras de todos os tempos! E ainda por cima consta que foi inventada por uma loira...

domingo, janeiro 01, 2006

Será possível?

Já deixei de ler o Expresso há muito tempo, e não foi por estas falhas de seriedade e concessões ao "populismo". Mas esta manchete bate todos os recordes. Tem razão a indignação de António Granado. Como é possível que no maior jornal português saia uma manchete destas?

Um mau exemplo na Wikipedia...

Para alimentar um pouco a polémica acerca da validade da Wikipedia, aqui fica a transcrição do que lá consta sobre Chumbita Nunes, presidente do Vitória de Setúbal. Não conheço o senhor nem os meandros a sua gestão, mas desconfio muito fundadamente que quem escreveu isto não morre de amores por ele:

"Rui João Soeiro Chumbita Nunes
Mais conhecido como Chulita Nunes, fica para a história como o presidente que levou o Vitória Futebol Clube SAD à ruina financeira e quiçá, uma possível falência. Entre os seus feitos destacam-se ordenados em atraso, sendo que o mesmo apresenta os seus em dia, cheques sem cobertura e fraude postal, com a participação especial e honorosa dos CTT de Setúbal. É também de enaltecer a envergadura do seu vistoso bigode assim como da sua conta bancária."
(dica do blogue Mãos ao ar)

Comentário possível: a validade de um meio de informação aberto é sempre correspondente à validade daqueles que nele participam. Nas suas forças e nas suas fraquezas, a Wikipedia é o melhor exemplo disso.

Portugal x Espanha

Muito interessante este estudo comparativo entre Espanha e Portugal publicado conjuntamente pelo INE e pelo seu congénere espanhol. Dá para perceber muitas semelhanças, mas saltam à vista sobretudo as diferenças.
(dica Canhoto)