terça-feira, outubro 28, 2003

Sampaio crítico

É no mínimo curioso e no máximo irónico que um dos pontos mais altos da entrevista do Presidente na RTP tenha sido quando ele disse «eu também digo asneiras». Como se quisesse vir cá abaixo ao reduzidíssimo patamar no qual tem andado mergulhada a discussão política em Portugal nos últimos meses. Não é a primeira vez que o Presidente procura elevar o nível do debate. Oxalá seja ouvido e entendido por todos, jornalistas incluídos.
De resto, também achei interessante que Sampaio tivesse, por um lado defendido o Procurador e tivesse por outro posto as mãos no fogo pelo seu amigo Ferro. A crítica à divulgação das escutas deve preceder as implicações políticas que elas pudessem ter. E mais: a escuta assim divulgada – fora de contexto e fora da lei – não deve ter qualquer validade. Tal como num processo judicial não tem validade a prova ilegalmente obtida. O princípio ético subjacente é o mesmo: não se pode fazer o bem utilizando o mal, os fins não justificam os meios. A única coisa que me repugna na frase «estou-me cagando para o segredo de justiça» é o facto de alguém a ter divulgado.
Por fim, também registei um tom anormalmente crítico em relação à actuação do Governo. Acaso terei sido o único, porque a verdade é que ainda não ouvi quaisquer reacções, quer de comentadores, quer sobretudo do PSD. Há uns meses atrás a frase «há vida para além do défice» foi a afirmação mais arrojada que Sampaio proferiu e perdurou até hoje como chavão principal das suas críticas ao Governo. Mas na entrevista de ontem, o Presidente disse que se investia pouco na educação, que não há políticas estruturais e redução de despesas e aumento de receitas, que a reforma fiscal está atrasada, que a segurança social está falida, que o défice vai ser muito superior ao previsto – até esgrimiu números – e que isso é «muito sério», para usar as suas palavras precisas. No meio disto, Sampaio ainda achou tempo para uma alfinetada pessoal em Manuela Ferreira Leite quando disse «espero que a ministra das Finanças não me venha dizer que não posso falar sobre isto porque não sou economista». E ela, fica-se? E o PSD, fica-se?
Parece-me evidente que o Presidente Sampaio foi ontem mais crítico que habitualmente para com o executivo. E acho que faz o seu papel. Só me preocupa saber porque razão estas críticas surgem mais publicamente agora e não há alguns meses atrás. Será uma reacção aos alegados ataques e evidentes dificuldades do PS? Se sim, shame on you, senhor Presidente.

Sem comentários: