domingo, janeiro 23, 2005

Elogio do PP



1.
Tomara o PS e o PSD juntos conseguirem juntar uma equipa como esta. Se há partido que pode apresentar os seus quadros como trunfo, esse partido é o CDS-PP. E, como não é parvo, Paulo Portas há muito que o entendeu. A base social potencial do PP, como de qualquer partido de extrena direita, é mínuscula. Mas a sua capacidade de gerar elites é enorme. O contrário para os partidos de esquerda: têm potencialmente uma ampla social de apoio mas geram elites escassas e fracamente preparadas. O PCP é típico, o BE é atípico e por isso fica a dúvida se algum dia poderá ser um partido verdadeiramente popular.

2. Paulo Portas já entendeu que a chave nas eleições está no peso relativo das margens em relação aos centros e por isso define como prioridade ter mais votos que o BE e o PCP juntos. E apresenta isso como um "voto útil". A mensagem é complexa do ponto de vista político, mas a verdade é que está a passar com o brilhantismo de um grande comunicador que também é estratego. O PP pode ser a grande surpresa das eleições.

3. Os militantes do PP também já perceberam toda a estratégia de Paulo Portas e realizaram que não existe hoje no espectro político português - muito menos no partido - alguém com a sua capacidade de definir boas estratégias políticas e implementá-las com eficácia. Daí que vejamos nesta fotografia pessoas como Maria José Nogueira Pinto e António Lobo Xavier. Esse é o maior tributo que podiam fazer a Paulo Portas.


Sem comentários: