domingo, janeiro 16, 2005

O que fazer com os blogs?

Através do Ponto Media do Público do último sábado descobri directamente a notícia de que Howard Dean pagou a dois bloggers norte-americanos para "insinuarem" na blogosfera as suas posições; e indirectamente (através do Periodistas 21), a notícia de que foi lançado em espanha um novo diário gratuito da Recoletos, chamado Qué!, que é feito por bloggers e numa plataforma mista em papel e online.
São duas coisas interessantes sobre a mesma coisa: o que fazer com os blogs? O número de blogs que actualmente existem, a vontade de participação na construção informativa que eles revelam e a sua aparente libertinagem, são hoje perplexidades com as quais acho que ainda não aprendemos a lidar. É inconcebível que um movimento social tão massivo e actuante como os blogs passe tão praticamente "ao lado" dos meios de comunicação social tradicionais. É esta "perplexidade" que o diário Qué! obviamente procura desmontar. Gostaria de saber resultados de um projecto tão inesperado como um jornal diário de distribuição gratuita feito com os contributos dos bloggers. E porque não uma revista semanal com "as melhores da blogosfera"; ou um programa de televisão com um painel de comentadores confrontados com os contributos online directo dos bloggers; ou uma revista mensal sobre nova poesia na blogosfera (ou então apenas uma coluna sobre "nova poesia na blogosfera" nos jornais e revistas e literatura existentes). A verdade é que os meios de comunicação tradicionais raramente tratam o fenómeno e com isso passam ao lado de um manancial de leitores que até do ponto de vista comercial os deveria interessar sobremaneira. Penso que há formas interessantes de tratar o assunto nos meios existentes ou noutros a criar. O espaço está aí para quem o quiser aproveitar.
Por outro lado, aquilo com que a notícia relativa a Howard Dean nos confronta é com a aparente impossibilidade de controlar os blogs. Isso é bom, obviamente, quando se trata da blogosfera. Mas se aceitamos a existência de regras para as diversas formas de jornalismo com que hoje convivemos, não podemos deixar de as reclamar à medida que os blogs se "institucionalizem". Claro que saber quais são essas regras é uma outra questão que transcende os blogs mas também afecta os blogs.
Se ficamos perplexos ao saber que Alberto João Jardim tem pago a sua "imagem" no O Diabo com dinheiros públicos (como descobriu a Grande Reportagem), não devemos ficar menos perplexos com as movimentação de Dean na bogosfera ou com...

Sem comentários: