quinta-feira, outubro 27, 2005

Sobre a sondagem DN/TSF/Marktest

Sobre a sondagem DN/TSF/Marktest que dá Cavaco no limiar da vitória à primeira volta e coloca Alegre à frente de Soares, há duas observações que se podem fazer, com diferentes graus de certeza:

1. Embora não seja especialista em sondagens, aposto que Cavaco vai perder percentagem até à eleição. Como já escrevi antes, isso acontece sempre que um candidato parte muito distanciado dos restantes. Pelo mero jogo de confronto eleitoral, esse candidato tende a perder votos e os os restantes a ganhá-los. Mais ou menos, num caso ou noutro, se o primeiro não for particularmente compente do ponto de vista eleitoral e os outros não forem em absoluto ineptos sob o mesmo prisma. O que isto significa, no caso concreto, é que Cavaco não vai ganhar à primeira volta.

2. O facto de Alegre estar à frente de Soares é estranho. Pode ser um elemento supresa. Mas se a lógica prevalecer, Alegre vai perder percentagem na exacta medida em que Soares a vai ganhar. Em primeiro lugar porque Soares é conhecido do ponto de vista político e Alegre não. Em segundo lugar porque Soares tem ao seu serviço uma máquina eleitoral muito mais poderosa.

Sem comentários: