terça-feira, julho 15, 2003

Estatuto editorial

A ideia de ter uma página onde expressar as mais diversas opiniões sobre a actualidade social, política , cultural e desportiva já era antiga e deu origem a algumas tentativas falhadas de criação de um site hospedado no Terràvista. O site devia chamar-se Opinião.com e estar aberto a todas as participações cujo único constrangimento fosse tratarem-se de ideias interessantes. Nada mais.
Infelizmente a manutenção de um site é exigente, tanto em conhecimentos como em tempo. E eu não tenho nenhum dos dois. Por isso, quando descobri a realidade dos blogs - há poucas semanas numa polémica no DNA - pareceu-me interessante experimentar, sobretudo porque me parecia uma maneira fácil de o fazer. No momento em que escrevo ainda estou a descobrir como isto funciona, e por isso não tenho nenhuma certeza e duvido que consiga manter a periodicidade que posts que me parece desejável. Mas mesmo assim, aqui vai.
O nome "alma mater" tem vários sentidos em nome dos quais foi escolhido, embora também possa ter muitos outros que, embora agora não me ocorram, podem ser tão ou mais pertinentes. As opiniões podem ser mais originais ou menos originais e mais profundas ou mais superficiais. Por mim, sempre senti a tentação de procurar o sentido último das coisas, o porquê por trás do porquê, mesmo que o ponto de partida fosse o mais simples e aparentemente inócuo fait-divers. E não tenho dúvidas que por detrás de cada acção e de cada comportamento está uma ideia. Por isso procurar o encadeamento de razões até à razão última, no fundo procurar a mãe de todas as ideias, a alma do mundo. Sei que parece demasiado metafísico, mas também me parece que este mundo precisa urgentemente de metafísica. Ao mesmo tempo, o nome "alma mater" serve também para prestar homenagem a um dos mais brilhantes discos que já ouvi em toda a minha vida e ao seu autor: Rodrigo Leão. Neste blog vão aparecer opiniões suscitadas pelas matérias da actualidade social, política, cultural e desportiva sem nenhum critério especial que não seja a procura das explicações mais profundas para os fenómenos observados. Não é um blog de tomadas de posição é um blog de tomadas de opinião. Por isso, a opinião pode ser hoje uma e amanhã outra sem nenhuma necessidade de coerência, absolutamente nenhuma. Por isso este blog não é de esquerda nem é de direita. Sempre me considerei uma pessoa de esquerda, mas há muitos anos que isso não me impede de ver - sempre - os dois lados da questão. Muitas vezes a dificuldade maior até mesmo decidir com qual dos dois estou. Este não é um blog de humor. As opiniões expressas são sérias; sempre que possível ou desejável escritas com ironia, mas sempre sérias.
Neste blog aparecerão também ficções e recensões. Ficções curtas, normalmente pequenos textos que não chegam a ser contos e que nascem simplesmente porque encontram um caminho para se materializarem em letras e palavras; e recensões do que quer que seja que mereça ser "propagado": livros, discos, filmes, etc.
Obrigado pela atenção.

Sem comentários: