sexta-feira, julho 25, 2003

Manchete assustadora

Eu não costumo prestar muita atenção ao Correio da Manha e a primeira coisa que me pergunto sempre que lá leio uma notícia é: «será verdade?». Mas juro que ontem senti um arrepio na espinha quando vi a manchete «Testemunha tenta matar-se» a propósito do caso Casa Pia.
Temi imediatamente que a testemunha se tivesse tentado matar por estar agora com dúvidas sobre os depoimentos incriminatórios anteriores. Depois de tantas insinuações sobre compra de testemunhas, até eu, que acredito na justiça, já dou por mim a duvidar da solidez do caso Casa Pia. E a temer pelas consequências caso se descubra que afinal as actuais arguidos eram todos, ou quase todos, inocentes injustamente incriminados por testemunhas carentes de atenção, de protagonismo ou simplesmente de dinheiro. Isto é, parace-me, do pior que poderia acontecer à justiça em Portugal e ao país como um todo. Que consequências resultariam do facto de toda uma comunidade deixar de acreditar no seu sistema judicial? Do meu ponto de vista a ideia é assustadora. Suficientemente assustadora para me provocar um arrepio na espinha quando vi aquela manchete. Felizmente as razões do acto terminal do jovem foram outras, mas não apagaram a sensação estranha de que uma calamidade destas pode mesmo acontecer. Ou, tão mau ou pior do que isso, a sensação de que acontecerá mesmo que os acusados sejam inocentes.

Sem comentários: