sexta-feira, julho 01, 2005

Luis Osório deixa A Capital

Espero que o facto de Luis Osório ter deixado a direcção de A Capital não signifique uma alteração da linha estratégica do jornal. Não porque seja accionista e esteja preocupado com a rentabilidade do título, mas apenas porque olho com interesse a experiência que com o mesmo estava a ser feita em termos estritamente editoriais.
A reformulação levada a cabo quando Luis Osório entrou reposicionou o jornal como o mais semanário dos diários portugueses, com uma agenda própria e muitas vezes desligada da agenda "geral", com mais opinião e com um tratamento mais "militante" dos temas (vide o caso da tomada de posição nas eleições norte-americanas). Ora, num quadro de crescente oferta e consumo de informação online (todas as estatísticas apontam para aí) e com a crescente velocidade de circulação da informação (os blogues, por exemplo, dão conta dos acontecimentos muitas vezes antes de qualquer meio "institucional"), o papel de um diário altera-se substancialmente, aproximando-se do de um semanário; e o papel do semanário altera-se concomitantemente, aproximando-se do de um mensário.
Durante muitos anos, habituámo-nos a ver A Capital como um jornal "cinzento" que "dava" mais ou menos o mesmo que o Público ou o DN, mas segundo um "formato" mais tradicional, por isso menos apelativo. A Capital de hoje, pelo contrário, conseguiu romper essa imagem e aparece como um media inovador do panorama informativo nacional.
Não conheço os resultados desta experiência em termos de vendas e rentabilidade, mas recordo que o Público fez também um movimento semelhante quando surgiu (em cada edição o tema ou temas principais têm um grau de aprofundamento que há uns anos era exclusivo dos semanários) e demorou vário anos a implantá-lo. Por isso é que acharia desejável que a experiência continuasse. Se servir de alguma coisa afirmo solenemente, que antes nem sequer olhava para A Capital, agora sou leitor esporádico, e tenho vontade de me tornar leitor mais regular no futuro. Se isso quer dizer alguma coisa...

Sem comentários: