sexta-feira, outubro 08, 2004

Santana em lume brando

Acho que até Marcelo Rebelo de Sousa ficou supreendido com o impacto público da sua decisão. Não com o sentido das manifestações, que certamente o professor previu e antecipou, mas com a magnitude atingida.
Nos debates televisivos da noite alguém perguntava se Marcelo iria esclarecer a opinião públcia sobre o que realmente se passou ou se iria deixar Santana "em lume brando", foi esta a expressão. Os dois comentadores que ouvi sobre esta matéria foram unânimes em achar que Marcelo iria esclaracer a opinião pública mas eu, logo quando a pergunta foi feita pensei imediatamente: "lume brando, claro!"
Um "processo de intenções políticas" sobre esta matéria permite perceber porquê. Se Marcelo quer somente manter a sua imparcialidade de comentador e mesmo preservar a sua imagem (que vale dinheiro), virá aproveitar a onda para maximizar os seus efeitos e fará uma conferência de imprensa para dar a sua versão - naturalmente picante - dos acontecimentos. Se o que pretende é desgastar a liderança de Santana em nome de um projecto presidencial (seu ou do "seu" candidato), então não se pronunciará publicamente sobre este matéria alegando confidencialidade e deixará Santana em lume brando. Como é óbvio, aposto na segunda hipótese.

Sem comentários: