quarta-feira, fevereiro 16, 2005

O voto em branco

A ideia do voto em branco não é uma ideia peregrina. A abstenção é uma coisa e o voto em branco é outra profundamente diferente.

Soube da existência de um movimento de apoio ao voto em branco quando vi alguns cartazes em Lisboa, mas descobri depois que já existia um site por detrás da campanha, do movimento "Um rumo para Portugal", e mesmo um blog, e que o tema tinha sido tratado num artigo do Público. Já hoje foi a Focus que lhe dedicou a capa.

O tema do voto em branco como forma de protesto contra o estado da política foi introduzido, como nos lembramos, pela "ficção" de José Saramago em "O elogio da lucidez". Acontece que estamos hoje no limiar de transformar a "ficção" em realidade. E a prova é a existência deste movimento. Em nenhum dos artigos referidos, em nenhum ponto do site, em nenhum post do blog existe um rosto por detrás da campanha, alguém quem se possa apontar intenções, assumidas ou ocultas. E no entanto há um site que explicita os princípios do movimento (razoavelmente "apolíticos"), há um blog activo e há cartazes espalhados pela cidade para promover uma causa da qual nunca se saberão os resultados. Até prova em contrário, acredito, portanto, que o que fazem, fazem-no exclusivamente em nome da ideia de que precisamos de melhores políticos e melhores políticas, de uma forma desinteressada.

Por isso pergunto: não será esta militância bem mais admirável do que qualquer militância partidária (BE e PCP incluidos)?

Sem comentários: