domingo, junho 26, 2005

Alguns confrontos nas autárquicas



Há vários confrontos em curso a propósito das próximas eleições autárquicas:

1. O confronto Carrilho-Carmona é o confronto entre o técnico o político. Para uma câmara municipal, mesmo que seja Lisboa, este combate pode vir provar que o político está grandemente sobrevalorizado em relação ao técnico. Pode ser que as pessoas continuem a preferir um presidente competente. Tanto mais que Carrilho devia cavalgar uma onda rosa (minimizada pelo molhe do défice e respectiva cura, mas ainda uma onda). E tanto mais que Carmona podia surgir como o sucedâneo das trapalhadas santanistas.

2. O confronto Carrilho-PS está ao rubro e ameaça o resultado final. Os cartazes de Carrilho parecem os de um independente (com um logozinho discreto do PS no canto superior direito) e por isso o PS de Lisboa responde com outdoors em que o candidato não existe e até a rosa aparece secundada em relação ao punho que já se julgava politicamente extinto. Mas a verdade é que, como estão as coisas estão, Carrilho precisa que o PS lhe cole cartazes e lhe encha comícios e o PS precisa que Carrilho fale para fora e não amue.

3. O confronto Sócrates-PS está em banho-maria até à noite das eleições. Até ao momento, o primeiro-ministro nada fez para "salvar" os autarcas e candidatos autárquicos do seu partido. E com isso demonstrou coragem e subiu mais uns pontos na consideração que merece. Resta saber, primeiro, se consegue manter essa postura até depois das eleições e resistir às pressões do partido. E, segundo, se continua inacessível às fisgadas que lhe vão querer mandar depois em caso de derrota.

Sem comentários: